Responda rápido: que figura pode haver entre uma instituição que empresta recursos e uma pessoa física ou jurídica que necessita deste empréstimo? Aqui, cabem várias opções: promotores, correspondentes, agentes…
Por mais que todos esses termos sejam semelhantes e, de certa forma, referem-se à mesma dinâmica, há distinções entre todos e, neste artigo, quero te mostrar especificamente o que faz um promotor de crédito.
Dentre todas as carreiras possíveis no mercado financeiro, este é um caminho bem interessante. Curioso para entender o que é este promotor de crédito e quais são seus ganhos? Então, continue comigo!
O que é um promotor de crédito?
Um promotor de crédito é uma empresa cuja relação com o banco é direta, sem intermediários. Dessa forma, está autorizada a acessar toda a estrutura da instituição: plataformas internas, materiais de divulgação, reuniões com a superintendência etc.
Este serviço de promotoria pode ser visto com uma versão mais completa e sólida da atuação do correspondente bancário — inclusive, vou comentar essas diferenças mais adiante. Como este promotor tem mais experiência, estrutura e volume de entregas no que tange aos serviços da instituição, acaba sendo o principal escolhido de muitos bancos para oferecer aos clientes condições especiais e exclusivas de crédito.
Qual a diferença entre agente, promotor de crédito e correspondente bancário?
Apesar de todos estes termos se referirem, de certa forma, à concessão de crédito e serem partes desse mesmo processo, cada um desempenha determinado papel na dinâmica. Resumidamente, pode-se dizer que a promotora de crédito realiza a conexão entre correspondentes, agentes e instituições financeiras.
Agora você já sabe que o promotor de crédito, por exemplo, é a empresa cuja relação com o banco é direta e que oferta uma gama de serviços mais estruturada e sólida. Além desta figura, temos ainda o correspondente bancário e o agente de crédito. Vamos conferir as diferenças:
Correspondente bancário
Este profissional é, na verdade, uma pessoa jurídica que estabelece uma parceria com um banco para oferecer alguns de seus serviços, como cartões, pagamentos e financiamentos.
Por mais que essa descrição seja bastante semelhante às promotoras de crédito, este último pode ser melhor descrito como um correspondente bancário de nível “sênior”, digamos assim.
Nessa dinâmica, um promotor pode ser o responsável por repassar as comissões desses correspondentes “menores”, por exemplo, ou até emitir notas fiscais e prestar suporte operacional. Em outra palavra, a promotora de crédito atua como uma intermediária terceirizada entre o banco e o correspondente.
Agente de crédito
Os agentes de crédito são, por sua vez, pessoas físicas e, assim como os correspondentes, também oferecem aos — de forma autônoma — clientes os serviços tradicionais de um banco, como financiamentos.
A diferença, aqui, é que este profissional normalmente trabalha em conjunto com o correspondente bancário, ou com uma promotora de crédito. Ou seja, é uma espécie de intermediário entre o cliente e a instituição.
Ao trabalhar para estas outras duas figuras do processo de concessão de crédito, este agente (também conhecido popularmente como “pastinha”) recebe todo o material e treinamento necessário para auxiliar clientes a planejarem o pagamento de seus empréstimos, por exemplo.
O que faz um promotor de crédito?
Os serviços específicos oferecidos podem variar de acordo com a promotora de crédito, no entanto, alguns dos mais populares são:
- Financiamento de veículos;
- Crédito consignado;
- Crédito pessoal;
- Crédito imobiliário;
- Abertura de contas;
- Seguros;
- Antecipação do FGTS.
Dentre todos os itens desta lista, o crédito consignado é uma das modalidades mais populares, oferecida pela maioria das promotoras. Seu funcionamento se dá pelo desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, ou de benefício, como acontece no caso de aposentados, funcionários públicos e pensionistas. Muitas empresas, aliás, até mantêm linhas específicas para cada caso.
Quanto ganha um promotor de crédito?
A média salarial de um promotor de crédito no Brasil é de R$1.700,00. Ademais, seus ganhos podem chegar aos R$2.200,00 mensais. Soma-se a estas quantias as comissões recebidas pelo profissional — este é, aliás, o motivo pelo qual não há um teto exato para a função.
Ao abrir uma empresa promotora de crédito, por exemplo, a remuneração dependerá também da quantidade de clientes atendidos e das comissões extras recebidas.
Quais as maiores promotoras de crédito do Brasil?
Alguns dos nomes mais populares no Brasil no que diz respeito às promotoras de crédito são:
- Credfácil;
- Cash;
- PR Promotora;
- Bari Promotora.
Quem regula as promotoras de crédito?
Como os serviços oferecidos pelas promotoras de crédito são de natureza bancária, temos o Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) à frente do regulamento deste setor.
A realização de atividades bancárias fora da instituição oficial, aliás — como é o caso dos promotores de crédito, dos correspondentes e dos agentes — está contemplado pela Resolução nº 3.954 do Banco Central.
Dessa forma, por mais que não haja nenhum código especificamente voltado para as promotoras, temos os pormenores de suas atividades solidamente firmados na lei, tornando-as passíveis de punição. Esse é o caso, por exemplo, das 23 instituições que, em 2021, foram proibidas pela Febraban de oferecer crédito consignado.
Como virar promotor de crédito?
O primeiro passo para se tornar um promotor de crédito e que com certeza te abrirá muitas portas nesta carreira é a graduação em Administração. Este curso, aliás, costuma ser a principal escolha dos profissionais que trabalham dessa forma. Além disso, uma certificação financeira é indispensável.
No que diz respeito a estes selos, os mais indicados são esses aqui:
- Febraban (100, 110, 120 ou 130);
- Aneps;
- CA-300 Abecip;
- CA-600 Abecip.
Estas, aliás, são as mesmas certificações recomendadas para quem deseja atuar como correspondente bancário. O que acontece é o seguinte: por determinação do Banco Central, toda instituição financeira que deseja terceirizar agentes nos processos de concessão de crédito precisa exigir, destes, uma certificação que os capacite para tal — é o caso da Febraban e da Aneps. Os selos da Abecip, por sua vez, são necessários para trabalhar com crédito imobiliário.
Como abrir uma promotora de crédito?
Os requisitos para abrir uma promotora de crédito são os mesmos que para se tornar um promotor: estar certificado como correspondente bancário por uma das instituições reconhecidas pelo Banco Central, como Febraban ou Aneps.
Afora essa obrigação, lembre-se que você também precisará de um ponto comercial, uma boa equipe de vendas e um modelo de negócios bem estruturado para fazer o empreendimento dar certo.
Voltando às certificações, eis aqui as diferenças entre as várias edições da Febraban e da Aneps. Olha só:
- Aneps PLDFT: é obrigatória à profissão por focar na prevenção de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo;
- Aneps Crédito Imobiliário: como o nome indica, é voltada para a correspondência bancária por meio do crédito imobiliário;
- FBB-100: versão completa da certificação, que engloba todas estas aqui:
- FBB-110: habilitação específica para crédito consignado;
- FBB-120: habilitação específica para crédito direto ao consumidor;
- FBB-130: habilitação plena, voltada para o financiamento de veículos e crédito direto ao consumidor.
Quero me tornar promotor de crédito: qual o primeiro passo?
Compreendeu o papel do promotor de crédito e como se dá toda a estrutura que envolve promotoras, correspondentes, agentes e instituições? Pois bem, se você está pensando em seguir essa carreira, eu te recomendo fortemente que você comece o seu caminho aqui mesmo, com a Top.
Isso porque aqui é o lugar onde você encontra cursos preparatórios para todas as certificações obrigatórias para o exercício da profissão:
- Curso preparatório TopInvest Febraban FBB-100;
- Curso preparatório TopInvest Febraban FBB-110;
- Curso preparatório TopInvest Febraban FBB-120;
- Curso preparatório TopInvest Febraban FBB-130;
- Curso preparatório TopInvest Aneps Crédito Imobiliário;
- Curso preparatório TopInvest Aneps PLDFT.
Cada uma dessas opções conta com inúmeras horas de aula, suporte online de nossos professores, questões comentadas e material de estudos 100% de acordo com o edital vigente das provas. Acredite: é a plataforma mais completa que você vai encontrar por aí. Vem com a Top?
Comentários
Achei ótimo