O planejador financeiro é o profissional certificado pela certificação CFP (Certified Financial Planner) e possui dentro de suas atribuições capacidades de alinhar e organizar as receitas e despesas para atingir objetivos, sejam seus ou de seus clientes.
Por diversas vezes já falamos que possuir um planejamento financeiro é essencial para a vida financeira. Visto que, é com organização e programação que é possível alcançar a liberdade financeira.
Um mix de conhecimento
Dentro do alinhamento das funções, o profissional deve possuir atributos que passam por todos os campos que envolvam:
- Capacidades
- Habilidades Profissionais
- Conhecimento técnico
Vale lembrar que a certificação CFP é internacional, e em nosso país há a nacional com modelo internacional realizado pela Planejar. Ou seja, ele é nacionalizado para atender as necessidades brasileiras. Contudo, o que não muda é o mix de conhecimento exigido para todos os profissionais.
Desmistificando as capacidades do planejador financeiro
Capacidades
Quando falamos especificamente em capacidades do planejador financeiro estamos falando em três características importantes que fazem parte das etapas do planejamento financeiro:
- Coleta: informações qualitativas e quantitativas.
- Análise: analisar os dados.
- Síntese: sintetizar para rondar o planejamento.
Habilidades
Essas também são padrões do mundo inteiro, seja qual for a organização do planejador, ele deve ter:
- Responsabilidade profissional: atuar no interesse do cliente, lembrando sempre do Código de Ética; conhecimento técnico; capacidade intelectual; imparcialidade; reconhece sua capacidade; reconhece o papel público da sua profissão.
- Prática: cumprir a legislação e códigos de ética; manter-se atualizado e zelar pela educação continuada; aplica diligência e competência para a realização de análise e seus planejamentos.
- Comunicação: prestar atenção ao cliente e os seus objetivos: comunicar-se de forma clara garantindo a compreensão do cliente; sabe lidar com críticas e sugestões.
- Cognição: utilização da lógica e raciocínio prezando pela análise eficiente; tomar decisões fundamentadas; capacidade adaptativa.
Conhecimento técnico
Sabe o que é o conhecimento técnico?
Ele é justamente a prova de certificação do planejador, o CFP. Pois é sendo aprovado que será possível testar o seu conhecimento técnico.
Componentes do planejamento financeiro
Se um profissional certificado pelo CFP possui suas capacidades especificas e importantes, é porque os conteúdos abordados são formados a partir de componentes do planejamento financeiro para que tudo se encaixe. Tais componentes são:
- Gestão financeira
- Gestão de Ativos e Investimentos
- Planejamento de Aposentadoria
- Gestão de seguros e de Riscos
- Planejamento Fiscal
- Planejamento Sucessório
Durante o processo do planejamento, é possível notarmos que esse conjunto de componentes são interligados. Desta forma, com eles é possível ter uma visão holística dos assuntos para o planejamento financeiro ser eficiente.
Notou como tudo isso faz sentido de acordo com o profissionalismo do planejador financeiro? E ainda, como o Código de Ética é tão lembrado aqui pelas suas capacidades essenciais?
Pois é, um bom profissional, além de ser certificado, ele deve possuir características que envolvam o melhor para a vida financeira através de decisões corretas e um bom planejamento.
Deixe um comentário