No mercado à vista de ativos nós possuímos o comprador e o vendedor, quem está pegando dinheiro emprestado e quem está emprestando. Já em relação aos agentes do Mercado de Derivativos,nós vamos um pouco além disso.

O Mercado de Derivativos

Para que você possa compreender quem são os agentes do Mercado de Derivativos é essencial que você compreenda este tipo de mercado.

O Mercado de Derivativos é muitas vezes citado em noticiários como uma ingógnita. Isso porque, ele se torna um tanto quanto complexo em sua funcionalidade e importância.

Ele pode ser definido como um instrumento cujos os valores derivam de outros tipos de ativos.

Por isso o seu nome indica: derivativos. Pois, ele é derivado do preço de um ativo e até mesmo de uma taxa de referência, ou índice de mercado.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Tipos de Derivativos:

Sendo que, são muito usados por investidores que procuram proteger suas operações com Derivativos, e até mesmo para lucrar mais.

Os agentes do Mercado de Derivativos

Como falamos de ativos financeiros, é relevante saber que os agentes do Mercado de Derivativos – também conhecidos como participantes – se reúnem na Bolsa de Valores para efetuar suas operações.

Podendo ser de modo físico ou virtual, é na Bolsa que eles se reunirão para efetuar suas compras e vendas.

Existem 3 participantes no Mercado de Derivativos:

  • Hedger;
  • Especulador;
  • Arbitrador.

Mais de 20.000 questões comentadas para sua certificação financeira

Hedger

O Hedger é o investidor que busca o Mercado de Derivativos para buscar proteção. Isto é, ele deseja ficar “coberto” de eventuais oscilações contrárias que possam vir a acontecer no preço dos ativos.

Especulador

Ao contrário do Hedger, o especulador assume o risco da operação e busca maximizar o ganho. Podendo se utilizar inclusive da alavancagem.

Arbitrador

Este é um player muito importante no Mercado de Derivativos.

Visto que, como o próprio nome diz, busca realizar a arbitragem. E encontrar distorções de preço em um ativo em mercados distintos, como rentabilizando o capital com a “regularização” destas diferenças.

Você já conhecia algum deles?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *