Já imaginou utilizar Renda Fixa com Opções? Será que dá certo? A resposta para isso é sim e chamamos no mercado de Box.
Organizada em nosso país pela Cetip, Câmera de Custódia e Liquidação, essa operação se refere a um tipo de Derivativo que podemos identificar o rendimento antes do vencimento. Assim, assumindo aspectos de um investimento de Renda Fixa.
Porém, essa atividade não é tão comum entre os brasileiros por dois motivos:
- Até determinado momento tínhamos uma Renda Fixa que era alta, agora ela está estabilizada.
- Pouca liquidez em ativos de Opções, principalmente nas Opções de Put.
Por dentro do Box
Sabemos que o Mercado de Opções apresenta grande volatilidade então, como a combinação destes ativos podem apresentar o rendimento antes?
Isso é muito simples!
Ao utilizar o Box estamos associando a compra com uma venda de Opções, onde podemos encontrar preços inferiores com taxa fixa e até mesmo, em alguns casos, mesmas quantidades e prazo de vencimento.
Box de 4 pontas
Esta operação é considerada uma operação de Renda Fixa (Tabela Regressiva) e não sofre influências das variações no preço do ativo subjacente. Pois o investidor já conhece previamente o seu lucro.
Nesta estratégia, compra-se uma Call ITM (In The Money), pagando um prêmio. Simultaneamente, vende-se uma Call OTM (Out The Money), recebendo um prêmio. Depois, compra-se uma put ITM (In The Money), pagando um prêmio e vende-se uma Put OTM (Out The Money).
Note que há 4 pontas nesta operação, o que faz jus ao nome.
Uma coisa bem interessante no Box de 4 pontas é que o valor inicial será um débito, pois o recebimento do prêmio é menor do que o pagamento do prêmio. Desta maneira, a estratégia sempre trará um resultado positivo com lucro.
Assim, fica estruturada da seguinte maneira: Compra Call + Venda Call + Venda Put + Compra Put = Box de 4 pontas.
- Ganho: Sempre há ganho, embora limitado. Não importa a oscilação do ativo ou preço da opção, a operação sempre gerará lucro.
Deve descontar do lucro os prêmios pagos na montagem, além de custos e
impostos.
- Perda: Não há. O problema é a liquidez das Puts, onde é difícil montar a estratégia.
Box de 2 pontas
Já esta outra operação de Box permite o registro simultâneo de quantidades idênticas de Opções flexíveis de compra (Call) e venda (Put) com limite de alta e limite de baixa. Ou seja, trata-se de uma estratégia envolvendo duas Opções flexíveis com barreira. Ao contrário da Box de 4 pontas, essa aprenseta apenas 2 pontas.
Tais barreiras são predeterminadas, transformando a operação em uma captação ou aplicação de Renda Fixa.
Deixe um comentário