Home Destaque Planejamento Financeiro, o que acontece se você não tiver um?

Planejamento Financeiro, o que acontece se você não tiver um?

32
0
Compartilhar
Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro, o que acontece se você não tiver um?

Continuando a série de artigos sobre finanças pessoais, hoje vamos falar as consequências de não possuir um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro pessoal é uma arte que consiste em alinhar seu padrão de vida em conjunto com suas receitas para garantir que você irá atingir seus objetivos de vida.

Uma arte dominada por poucos que vamos tratar nesta série de artigos.

Como o próprio nome já diz, a função do planejamento financeiro é organizar suas receitas e despesas do passado, do presente e planejar o futuro de acordo com seus objetivos.

Através de uma pequena dose de disciplina e um planejamento bem elaborado você pode evitar os consumos por impulso e se focar no que realmente importa. Realizar seus sonhos.

Consequências da falta de Planejamento

Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro

As consequências da falta de um planejamento financeiro são meio obvias não é mesmo? As suas metas parecem distantes e inalcançáveis, quando na verdade elas podem estar a apenas um passo de distância. Isso sem falar de quando acontece um deslize e você acaba endividado.

Quando conheci minha noiva o sonho dela era ir para Disney e conhecer os Estados Unidos.

Como ela não tinha nenhum planejamento de como realizar este sonho, parecia tão impossível que ela sequer tinha feito um levantamento do que era necessário e qual seria o custo para realizar esta viagem.

Primeiros Passos

Foi então que ajudei ela a realizar este sonho montando um planejamento para que ela pudesse alcançar esta meta. O primeiro passo, foi irmos até uma agência de viagens para ver qual era o procedimento para tal viagem.

Descobrimos ali que os primeiros passos eram tirar o passaporte e fazer o visto americano, pois sem ele não poderíamos entrar em solo americano.

Para dar início ao planejamento da viagem, naquela mesma visita a agência fizemos um orçamento de quanto custaria a viagem na época em que gostaríamos de ir. Agora a questão era colocar as mãos a obra.

No mesmo dia solicitamos o passaporte. Os passos são bem simples e cerca de dez dias depois estávamos com ele em mãos. Com a documentação necessária e o passaporte em mãos, fomos novamente a agência agora para encaminhar nosso visto americano.

Conseguimos agendar a visita ao consulado para cerca de dois meses depois e obtivemos o visto sem maiores dificuldades.

Pronto! Agora estávamos aptos de fato a viajar para os EUA. Hora de voltar a agência fazer um orçamento completo e iniciar o planejamento.

Mãos a Obra

Finanças PessoaisA aquisição da viagem em si foi muito fácil, afinal de contas hoje em dia você consegue parcelar praticamente tudo em até doze vezes nos cartões de crédito sem pagar juros. O surgimento de sites como decolar.com e hotéis.com tornaram qualquer viagem muito mais acessível.

Mas atenção, é importante ter um planejamento financeiro para não assumir parcelas com as quais você não tem condições de arcar e ainda faltar dinheiro na hora de aproveitar a viagem.

Juntos eu e minha noiva elaboramos uma planilha com todos os custos extras que teríamos nos Estados Unidos e compras, afinal é um paraíso de compras.

Como qualquer bom planejamento, deixamos além das nossas previsões de gastos uma margem para erros de 25% para não ficamos na mão em hipótese alguma. Além disso, contratamos, é claro, um seguro de viagem e também o seguro do carro que locamos.

Eu sempre tive uma cabeça muito ligada a negócios e educação financeira pois é minha paixão.

Esta viagem a Disney me trouxe muito mais do que diversão, nela aprendi um pouco mais sobre a cultura americana, principalmente no que tange a cultura de finanças pessoais do povo americano, o que nos leva ao próximo assunto.

No próximo artigo desta série, falaremos sobre a diferença do comportamento econômico de um Brasileiro e um Americano.

Caso o conteúdo não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários ou mandar para meu e-mail e irei responder o mais breve possível.

Eu tenho um sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Deixar uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.