Quando falamos em gerenciar uma empresa, algo que temos que ter em mente é que isso, por si só, gera inúmeros riscos, sendo necessário um planejamento adequado a fim de impedir que eles possam ocorrer ou ao menos dirimir as consequências possíveis advindas.
Mas quais são os riscos que existem e como podem afetar uma empresa?
Risco da empresa está relacionado a ocorrência de um evento, acontecimento ou circunstância que pode causar danos a uma empresa, ou seja, alguma consequência que geralmente é negativa.
Alguns exemplos são:
- Riscos operacionais: que são aqueles decorrentes de falhas em processos internos e externos, riscos humanos como acidentes envolvendo funcionários
- Riscos patrimoniais: riscos fiscais referente à impostos
- Riscos financeiros: quando os gastos são maiores que os ganhos ou não existe um planejamento adequado
- Riscos de imagem: quando a imagem da empresa ou de uma pessoa é prejudicada publicamente
- Risco de negócio: quando a empresa não atinge os resultados financeiros planejados
Ou seja, está inerente ao risco de mercado ou risco não sistêmico.
Outros exemplos de risco da empresa:
Risco estratégico: fatores que prejudiquem o alcance dos objetivos estratégicos, os quais representam a sobrevivência e a sustentabilidade do empreendimento.
Riscos no ambiente de trabalho: a empresa precisa cuidar do espaço físico pois podem ocorrer danos como ruídos e temperaturas extremas, químicos (como substâncias tóxicas) e biológicos (como vírus, bactérias e protozoários), riscos ergonômicos (como repetitividade de atividades e postura inadequada) e de acidentes (como explosões, incêndios e quedas).
Riscos cibernéticos: a empresa deve investir na proteção dos sistemas da empresa, com antivírus e firewalls para evitar ataques cibernéticos, por exemplo. Toda empresa corre o risco de sofrer esses ataques que, infelizmente, tornam-se cada vez mais comuns na era da tecnologia. Então, independente do tamanho da empresa, é necessário proteger-se.
Deixe um comentário