Home Certificações Financeiras Carreira Bancária como ingressar?

Carreira Bancária como ingressar?

443
0
Compartilhar
Carreira Bancária como ingressar
Carreira Bancária como ingressar

Carreira Bancária como ingressar?

Hoje falarei sobre Carreira Bancária como ingressar?

Iniciar uma carreira na área bancária é o sonho de muitos jovens acadêmicos das áreas de ciências exatas. Este é o termo que abrange as faculdades de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

Cada um tem seu motivo para procurar essa carreira. Alguns procuram pela alta remuneração inicial que é em torno de R$ 3.000,00 por 30 horas semanais (isso mesmo, três mil reais para iniciar a carreira sem graduação… mas aqui estão inclusos os benefícios como Participação nos resultados, décimo quarto salário e outros…), a possibilidade de crescimento dentro de uma empresa sólida ou mesmo a carga horária reduzida para ter tempo para os estudos.

Carreira Bancária como ingressar
Carreira Bancária como ingressar

É claro que nem tudo são flores. É uma responsabilidade gigantesca trabalhar no caixa por exemplo. Além disso somamos a pressão das metas e a cobrança por atingi-las. A vantagem é que, a pressão existe em todos os trabalhos, no banco ao menos você é bem remunerado.

Alta concorrência pelas Vagas

Seja uma instituição financeira de grande porte como o Bradesco ou Itaú, um banco público como Banco do Brasil ou Banrisul ou mesmo um banco de menor porte como Banco BMG ou Sicredi as oportunidades de crescimento são únicas.

Salvo algumas exceções por experiência prévia na área, você irá começar trabalhando nestas empresas com o cargo inicial, que é o escriturário com a remuneração que citei acima (bem atrativo não é mesmo?). Devido a alta atratividade desta função, a concorrência como você deve imaginar é gigantesca, mas calma, estou aqui para lhe ajudar.

Devido a grande variedade e alta complexidade dos produtos bancários, existe a regulamentação por parte do governo através do BACEN (Banco Central do Brasil) e a autoregulação. Esta autoregulação é realizada por uma instituição chamada Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Esta entidade desenvolveu uma prova própria para certificar a qualidade e o conhecimento dos profissionais que atuam nesta área. Estas provas se chamam CPA 10 e CPA 20. Veja abaixo um pouco mais sobre elas:

Para que serve a CPA 10?

A CPA 10 é uma prova que tem por objetivo atestar o conhecimento de um profissional quanto ao conhecimento do mercado financeiro em geral. A prova irá então certificar os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

prova da Anbima CPA10 possui 50 (cinquenta) questões e tem um período de 2 (duas) horas para ser concluída. Para que o candidato seja aprovado é necessário obter no mínimo 70% (setenta por cento) de aproveitamento.

Para que serve a CPA 20?

A prova da CPA 20 assim como a CPA 10 é um prova de conhecimentos específicos da área bancária que tem por objetivo certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

A prova da CPA 20 é um pouco mais difícil e possui 60 (sessenta) questões e o prazo para a sua realização é de duas horas e trinta minutos. O que não muda em relação a prova da CPA 10 é a média de acertos, que continua sendo de 70%,  vale lembrar também que todas as funções realizadas por um profissional CPA 10 também podem ser realizadas pelo profissional certificado pela CPA 20.

Uma dica Valiosíssima

Se você já é bancário e está em dúvida em fazer ou não a prova, escrevi um artigo específico para você falando se você precisa, ou não fazer as provas. Mas se você está procurando por uma vaga para ingressar nesta carreira aqui vai uma dica que não tem preço.

Faça a prova da Anbima, e faça a prova da CPA 20. O motivo é simples. Para que você possa um dia ocupar qualquer cargo de gerência seja em uma agência bancária ou central de atendimento você precisará ter no mínimo a CPA 10.

E aqui vai o grande segredo, muitas pessoas que já trabalham em banco não tem nenhuma das certificações. Como você pode ver acima, a diferença básica entre elas é que um profissional certificado pela CPA 20 pode atender o público de alta renda e private banking.

Você deve estar se perguntando, mas e a prova é muito difícil? Não. A prova não é nada de outro mundo posso até dizer que é bem simples apesar da alta taxa de reprovação.

O meu amigo Tiago Feitosa tem um curso que irá lhe ajudar a passar na CPA 20. A média de aprovação dos seus alunos é de 94%, e acredite. Em apenas 15 dias de estudos. Uma vez que a grande maioria não tem esta certificação, você com certeza terá um grande diferencial em seu curriculum.

Procurando pela Vaga

Carreira Bancária como ingressar
Carreira Bancária como ingressar

Aqui vai uma grande sacada que aprendi ao longo destes mais de 10 anos a frente do site aqui da TopInvest. Pode compartilhar a vontade, por que você não vai encontrar este segredo em nenhum outro lugar.

  • Seja aprovado na CPA 10 ou CPA 20, eu recomendo o curro PassarNaCpa;
  • Elabore seu curriculum, com APENAS UMA FOLHA. Insira nele a sua foto recente (atente para estar bem vestido e apresentável, isto é super importante para uma instituição financeira);
  • Com a ferramenta em mãos, agora é hora de distribui-la. O primeiro passo é subir o arquivo em PDF (sim, é importante salvá-lo em PDF para que não fique desconfigurado). Agora você precisa enviá-lo pela área de trabalhe conosco em todas as instituições que você conhecer;
  • Este é o último e mais importante dos passos. Não basta inserir seu curriculum em um enorme banco de dados. Assim como possuir a certificação da CPA aqui você precisa mostrar seus diferenciais. Vá PESSOALMENTE a todas agências possíveis, peça para falar com o gerente geral ou gerente de atendimento. Faça uma breve apresentação sua, fale sobre a paixão de criança de trabalhar um banco… sobre não ter problema com pressão e adorar pessoas e vendas.

Estas vagas não surgem todos os dias, mas quando surgir se você seguir os passos acima tenho certeza que será lembrado e chamado para uma entrevista.

Então, o que achou do meu post Carreira Bancária como ingressar?

Lhe desejo muito sucesso, e quaisquer dúvida fique a vontade para entrar em contato comigo ([email protected]) ou deixar sua dúvida nos comentários que terei o maior prazer em lhe responder.

Eu tenho um sonho que é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos tenham uma condição de vida digna. Me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Um grande abraço,

Kléber Stumpf

Deixar uma resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.